Com 217 admissões e 238 demissões, Cocal do Sul apresentou um saldo negativo de 21 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro de 2023. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
A maior parte do resultado negativo se deve ao desempenho ruim da indústria, setor que fechou 29 postos de trabalho para a cidade.
Em comparação com janeiro do último ano, quando foram perdidos 13 postos de trabalho, os dados mostram um saldo ainda pior agora.
Região Carbonífera e de SC
No total da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), foram criados 140 postos de trabalho com carteira assinada, como resultado das 7.216 admissões e 7.076 demissões. Os melhores saldos na região foram alcançados por Forquilhinha, Orleans e Siderópolis, nesta ordem.
Santa Catarina apresentou a criação de 15.727 empregos em janeiro, em razão das 133.903 contratações e 118.176 desligamentos.
Como foram os últimos 12 meses
Durante os 12 meses encerrados em janeiro, o resultado também foi negativo. Cocal do Sul perdeu 56 postos de trabalho com carteira assinada. A análise dos dados num período assim mais longo é importante porque desconsidera a sazonalidade e engloba todos os períodos do ano.
Imagem ilustrativa: Pixabay