Timbó Grande apresentou um saldo positivo de 12 empregos em 2023, até setembro, resultado de 524 contratações e 512 desligamentos no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, quando foram gerados 31 postos de trabalho, os números apontam que o mercado de trabalho está menos aquecido, apesar de permanecer positivo.
A maior parte do resultado positivo se deve aos desempenhos da agropecuária e do comércio, que criaram 33 e 19 postos de trabalho formais para a cidade, respectivamente.
Como foram os municípios da região e SC
Entre os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), o saldo foi positivo em 1.591 postos de trabalho, fruto das 34.288 contratações e 32.697 desligamentos. Videira, Fraiburgo e Caçador obtiveram os melhores resultados na região.
O agregado de todas as cidades de SC apresentou a criação de 82.591 empregos com carteira assinada no ano, em razão das 1.167.834 admissões e 1.085.243 demissões.
Como foi setembro para Timbó Grande
Analisando somente o mês de setembro, Timbó Grande apresentou um saldo negativo de 20 postos de trabalho formais. Foram 37 contratações e 57 desligamentos.
Como foram os últimos 12 meses
Quando se olham os dados ao longo dos últimos 12 meses, Timbó Grande teve um saldo negativo. Foram 99 postos de trabalho encerrados. Nesse recorte, o efeito da sazonalidade não influencia nos dados, o que o torna mais relevante para analisar todos os períodos do ano.
Imagem ilustrativa: Pixabay